segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Garanhuns  - A Suíça Pernambucana?



Garanhuns
Suíça Pernambucana/ Cidade das Flores/ Cidade Jardins

É um município brasileiro do Estado de Pernambuco.
O Comércio Garanhense é bastante diversificado, característica principal da sua função centralizadora no Agreste Meridional de Pernambuco. Seu pólo comercial é servido por uma grande variedade de redes como:
Casas Bahia, Cacau Show, Subway, Lojas Americanas, Eletro Shopping, Magazine Luiza, Farmácia Pague Menos, Todo Dia, Don Pastello entre outros.
Originalmente suas terras eram ocupadas pelos índios do ramo dos Cariris, quando por volta do século XVII, brancos e negros fugidos da sujeição dos holandeses ocuparam as regiões de brejos, lá estabelecendo se em aldeias esparsas. Em 29 de Setembro de 1658, o Mestre de campo Nicolau Aranha Pacheco, o Capitão Cosmo de Brito Cação, Antonio Fernandes de Aranha e Ambrósio Aranha de Farias receberam do governador na época em exercício, André Vital Negreiros de Araújo uma sesmaria com cerca de 20 léguas de extensão.
Na saúde, diversos hospitais, empresas de saúde e assistência médica estão instaladas.
O Município, pelo seu diversificado comércio e oferta de Serviços, tem no Turismo um importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento.
A cidade detém uma rica cultura de turismo, fortalecida ao dinamismo da Secretaria de Turismo.
Dispõe de uma grande rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis.
Igreja Matriz de Santo Antonio - O início do povoamento de origem européia das terras onde se situa o município de Garanhuns data do século XVII. Fugindo ao jugo Flamengo e a escravidão, brancos e negros se deslocaram para a região habitada por indígenas.
Até o início de 2014, o município comemorava o dia da sua emancipação, ano que foi alterada após uma pesquisa realizada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns no Museu do Tombo, em Portugal.
Ao entrar em contato com arquivistas do museu, o presidente, que buscava por documentos velho a cidade, encontrou a Carta Régia do Município, assinada por Dom João IV que elevava Garanhuns a categoria da Vila.
Garanhuns é cercado pelas Colinas Antas, Columinho, Ipiranga, Magano, Monte Sinai, Quilombo e Triunfo, a uma altitude de 842 metros acima do nível do mar no marco zero do município, podendo variar conforme o local.
O Parque Municipal Ruben Van der Linden foi assim nomeado em homenagem a um ilustre cidadão formado em Engenharia Elétrica, que elaborou e executou o plano de Abastecimento de Luz e Água da cidade.
Em 2010, das pessoas ocupadas maiores de 18 anos estavam empregadas na indústria extrativa e 7,11% na indústria de transformação. Uma das poucas significativas indústrias contidas na cidade está uma unidade fabril da Unilever, além de indústrias direcionadas ao setor alimentício, principalmente laticínios como as unidades da Parmalat e da Marca Bom Gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário