sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

FREUD ALÉM DA ALMA 


O filme Freud Além da Alma dirigido por John Huston nos Estados Unidos, lançado em 1963 retrata os momentos difíceis que Sigmund Freud viveu no início de sua carreira como médico. Por ele é apresentado as descobertas com as experiências pessoais de psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o complexo de Édipo.

Freud começa o filme tratando uma mulher com histeria - A histeria é uma psiconeurose cujos conflitos emocionais surgem na forma dissociação mental ou como sintomas físicos. Ele começou a pesquisar os mecanismos psíquicos e postulou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas. Em outra seção trata um jovem que sentia ciúmes da mãe com o pai na infância. Através da regressão, seu sub consciente aponta a figura da mãe, deixando o sozinho em uma noite para dormir com seu pai. A partir desta lembrança, sentiu se desamparado por querer a mãe a seu lado e culpado por achar que desonrou a figura masculina (paterna).

No Conselho dos Médicos, o psiquiatra começa a levar o assunto a ser  estudado e a frisar como a "Idade da Inocência" que a criança não tem consciência sexual e sem a concordância dos outros médicos pelo tema polêmico e mal interpretado é desaprovado pelo código de ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário