sexta-feira, 30 de outubro de 2015

São Bernardo do Campo



São Bernardo do Campo é um município brasileiro do estado de São Paulo, ligada a Santo André e São Paulo. Iniciou se em 1550, quando a cidade de Santo André da Borda do Campo começou a se organizar. No início de 1550 os padres jesuítas que desbravaram o Brasil em busca de catequizar os índios, descobriram que na região havia índios canibais. Seu fundador foi João Ramalho, que se casou com Bartira, filha do cacique Tibiriça dos índios guaianases.
A documentação do período hoje se encontra arquivada na cidade de São Paulo. Após esse evento, a vila vive um período de grande estagnaçao. O mesmo Amador de Medeiros doa a sesmaria aos monges do Mosteiro de São Bento, que a transformaram em duas grandes fazendas - a de São Caetano e a de São Bernardo em 1717.
Em 1812 o Marques de Alegrete eleva São Bernardo a freguesia e em 1890 se torna município, ainda abrangendo Santo Amaro.
Em 1910 por solicitação dos habitantes deste núcleo a estação passa a ser denominada pela São Paulo Railway como Santo André em homenagem a vila fundada por João Ramalho. O nome homenageia Santo André da Borda do Campo, Vila fundada por João Ramalho e foi escolhida por já haver uma Cidade no estado do Maranhão com o nome São Bernardo.
Em 1957 ocorre a emancipação política de Vila Conceição, que se torna um novo município com o nome Diadema.
Nas décadas de 50/60 do século XX recebe o parque automobilistico brasileiro. Desta forma a indústria automobilística/autopeças passa a designar a cidade como a "capital do automóvel".
São Bernardo do Campo possui uma Mesquita, inúmeras igrejas batistas, Universal do Reino de Deus, Presbiteriana- patrimonio tombado pela prefeitura, hoje funciona a da Casa de Cultura.
O catolicismo na cidade é bem forte, sendo seu próprio nome em honra a S. Bernardo de Claraval. Com 86 capelas organizadas em 24 paróquias, tendo também lojas de maçonaria, além de encontrar centros espíritas e terreiros de Umbanda.
Frank Aguiar (PTB) é o vice prefeito e o presidente da Câmara Municipal é o vereador Hiroyuki Minami (PSDB).
Desde a década de 50 o município tem sua economia baseada na indústria automobilística, sede das primeiras montadoras de veículos - Volkswagen, Ford, Scania, Toyota, Mercedes-Benz, Karmann Ghia e Willys Overland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário