O nó crítico da atividade
auto-empresariada é a geração do trabalho. Nós estamos em um momento de virada
de época – da era industrial para a era da informação -, e, nessa reorganização
dos processos de produção e prestação de serviços, necessita-se de mais gente
independente. Mas a maioria dos profissionais que estão fazendo essa transição
foi formada por famílias, escolas e empregadores para receber o trabalho e o
executar sob a supervisão de um chefe ou patrão.
Na verdade, a maior dificuldade das
pessoas que querem trabalhar por conta própria é a venda. Por isso, o grande
desafio, quando se vai trabalhar assim, é incorporar um novo jeito de funcionar
baseado na iniciativa, na venda, na negociação em causa própria, que são
condições imprescindíveis para ter autonomia. Só pode ser autônomo e trabalhar
por conta própria quem consegue vender serviços. O problema é que a maior parte
das pessoas tem preconceito e vergonha. Por isso, não desenvolve a habilidade
de vender. É comum encontrarmos pessoas altamente capacitadas que preferem
trabalhar para outros, pois não querem ou não conseguem vender seus serviços.
Trabalhar por conta própria é
desafiador poque você tem que estar sempre vendendo, sempre tendo coisas
atraentes para oferecer ao mercado. Lembre-se: o mercado é um lugar de troca.
As pessoas só vão ao mercado quando precisam resolver seus problemas. Elas
sempre querem encontrar soluções. Para entrar nesse mercado e vender, você
precisa ter algo interessante, oferecer, estabelecer o preço, negociar e fechar
a venda.
Ninguém vai lhe dar trabalho, as
pessoas não vão ser boazinhas, existe intensa concorrência, os clientes não são
mais fiéis. Eles compram de você enquanto você tiver produtos ou serviços
utéis, com bom preço, e oferecer qualidade de atendimento. Quem se descuida
acaba caindo fora do mercado porque cliente insatisfeito, mal atendido, troca
de fornecedor.
O empreendedor geralmente é uma pessoa
curiosa, inquieta, insatisfeita, que está sempre inventando moda, sempre atenta
a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo coisas para os outros.
Nunca está contente com o que tem e
encontra. Vê uma cadeira, imagina que ela poderia ter um braço para apoio e
decide fazer ou mandar fazer.
O empreendedor é alguém que vive
criticando o que vê pelo caminho, achando oportunidades de melhorar produtos e
serviços. O empreendedor critica e toma iniciativa de achar a solução, ganhando
dinheiro. Aborda o assunto de maneira a interferir na situação para
transformá-la a seu gosto.
Alguns empreendedores quando ouvem
reclamações ou queixas, descobrem oportunidades de atender de forma adequeda a
expectativa de quem está descontente.
O Empreendedor é um realizador. E as
grandes realizações humanas resultam da mobilização intensa da pessoa, de seu
coração, mente e músculos. Essa mobilização costuma ocorrer em reação a
situações desfavoráveis, ameaças ou desconfortos. É por isso que há muitos sem
formação superior, mas com grande vigor para o trabalho, iniciativa, coragem e
disposição para o esforço árduo. Por não possuir diploma que os credencie mais
para os empregos convencionais, iniciam trabalhos por conta e muitas vezes se
dão melhor que alunos com extraordinário desempenho acadêmico.
Inumeras empresas brasileiras, médias
ou grandes, surgiram de atividades de fundo de quintal tocadas por imigrantes
italianos, espanhóis, portugueses, japoneses ou alemães que começaram como
carpinteiros, mecânicos, pedreiros, agricultores e comerciantes. São pessoas
que imigraram sozinhas ou com a família e precisavam encontrar um meio de
sobreviver apesar de todas as adversidades. Para isso tiraram partido da força
física, do conhecimento, da inteligência que tinham. Muitos tiveram sucesso e
formaram industrias e grandes negócios. Para eles, valeu o sacrifício. Deixaram
uma lição a ser aproveitada: só vai em frente quem precisa, tem garra,
disposição para trabalhar e muita obstinação.
Fazer um negócio decolar exige mais do
que trabalho e dinheiro. Consome tempo, esforço e dedicação. Entre ter uma
ideia na cabeça e colocá-la em pratica, há longa distancia a ser percorrida. E
trabalho árduo. Entre outras qualidades, precisa ter sendo de oportunidade,
iniciativa e criatividade para enfrentar imprevistos e muita persistência e
determinação.
Consulte
Enio era um engenheiro que sempre
desejou trabalhar com música, filmes e artigos correlatos, como pôsteres,
livros, catálagos. Quero ressalvar que, embora o nome do Empreendedor em
questão seja fictício o caso é verdadeiro. Depois de ser demitido, durante o
processo de recolocação a que teve acesso por intermédio da empresa em que
trabalhava, ele tomou a decisão de investir.
Apesar das dificuldades de
implantação, a loja progrediu. Hoje, estabelecido no mercado, o ex-engenheiro
vive cercado daquilo de que gosta e reúne um dos melhores acervos da cidade
porque a paixão pelo assunto o torna um pesquisador obstinado.
Celestino era um diretor de banco que,
paralelamente, dirigia também o grêmio e o clube da empresa. Tinha um interesse
especial por musica, cultura regional, shows, eventos. Desestimulado pela
rotina, desistiu do emprego para escrever, produzir e dirigir um programa de
rádio e organizar eventos culturais e recreativos para outras empresas.
Se você investir numa revisão da sua
história de vida e profissão, provavelmente encontrará algum dado, alguma
sugestão, talento ou atividade que desenvolveu bem.
Tive um cliente especializado em administração
que foi remanejado pela empresa para supervisionar o setor de manutenção,
encarregado de todos os reparos e consertos. Começou a se familiarizar com
técnicas de marcenaria e tomou tanto gosto pela coisa que adotou a fabricação
de móveis em casa como hobby.
Demitido anos depois, contou-me o
episódio enquanto fazíamos um inventário da sua carreira. Lembrou que a mulher
e ele consideram agradável esse período de envolvimento com a marcenaria. Ele
gostava de mexer com madeira, de ver os móveis prontos. Resultado: inspirado na
experiencia prazerosa da década anterior, abriu uma fábrica de móveis e está
muito bem.
Olhe
a sua volta, leia | Pesquise
A forma mais funcional de identificar
oportunidades de mercado é prestar atenção aos problemas dos outros, as
dificuldades alheias são pistas valiosas de possibilidades de trabalho e ganho.
Pessoas e empresas tem problemas
permanentemente. Se souber detecta-los e oferecer um serviço útil, estará
criando as suas oportunidades.
Para descobrir essas chances, você
deve olhar o mercado de um jeito diferente. Desvie os olhos das ofertas
convencionais de emprego e procure oportunidades de trabalho. Faça uma
brain-storming (tempestade cerebral), imagine negócios para um futuro próximo,
dê asas a imaginação e tempere tudo isso com as suas habilidades.
As vezes, falamos de negócios sem
perceber, em conversas informais. Um amigo dizia, certa vez, que detestava
escolher roupas. A secretária indicou a ele uma colega que assessorva pessoas
na composição do guarda-roupa, planejando a escolha de peças e acompanhando o
cliente ou a esposa as compras.
Levar consigo um bloquinho de notas é
uma dica útil para quem procura alternativas de mercado. Nele você poderá
registrar observações, insights, pensamentos e boas ideias que provavelmente se
perderiam com o tempo. É o que fazem muitos escritores, igualmente caçadores de
pérolas.
Sair a campo para conhecer o planeta
Mercado é uma boa maneira de pesquisar as especificações do seu negócio
próprio.
Depois que você delimitar as suas
áreas de interesse, visite quem já atua no ramo. Antes de apostar em qualquer
atividade, vá ver como realmente o mercado se comporta.
O Empreendedor deve ter em mente que
ele é o veículo que transportará a ideia, as provisões e os equipamentos para o
seu novo local de trabalho. Em síntese é o foguete que transporta a ideia-força
ao planeta Mercado e que consome um combustível especial, resultante da mistura
de vários atributos e condições que devem existir nele próprio.
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