segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Ponto-Chave é gerar trabalho


O nó crítico da atividade auto-empresariada é a geração do trabalho. Nós estamos em um momento de virada de época – da era industrial para a era da informação -, e, nessa reorganização dos processos de produção e prestação de serviços, necessita-se de mais gente independente. Mas a maioria dos profissionais que estão fazendo essa transição foi formada por famílias, escolas e empregadores para receber o trabalho e o executar sob a supervisão de um chefe ou patrão.
Na verdade, a maior dificuldade das pessoas que querem trabalhar por conta própria é a venda. Por isso, o grande desafio, quando se vai trabalhar assim, é incorporar um novo jeito de funcionar baseado na iniciativa, na venda, na negociação em causa própria, que são condições imprescindíveis para ter autonomia. Só pode ser autônomo e trabalhar por conta própria quem consegue vender serviços. O problema é que a maior parte das pessoas tem preconceito e vergonha. Por isso, não desenvolve a habilidade de vender. É comum encontrarmos pessoas altamente capacitadas que preferem trabalhar para outros, pois não querem ou não conseguem vender seus serviços.
Trabalhar por conta própria é desafiador poque você tem que estar sempre vendendo, sempre tendo coisas atraentes para oferecer ao mercado. Lembre-se: o mercado é um lugar de troca. As pessoas só vão ao mercado quando precisam resolver seus problemas. Elas sempre querem encontrar soluções. Para entrar nesse mercado e vender, você precisa ter algo interessante, oferecer, estabelecer o preço, negociar e fechar a venda.
Ninguém vai lhe dar trabalho, as pessoas não vão ser boazinhas, existe intensa concorrência, os clientes não são mais fiéis. Eles compram de você enquanto você tiver produtos ou serviços utéis, com bom preço, e oferecer qualidade de atendimento. Quem se descuida acaba caindo fora do mercado porque cliente insatisfeito, mal atendido, troca de fornecedor.
O empreendedor geralmente é uma pessoa curiosa, inquieta, insatisfeita, que está sempre inventando moda, sempre atenta a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo coisas para os outros.
Nunca está contente com o que tem e encontra. Vê uma cadeira, imagina que ela poderia ter um braço para apoio e decide fazer ou mandar fazer.
O empreendedor é alguém que vive criticando o que vê pelo caminho, achando oportunidades de melhorar produtos e serviços. O empreendedor critica e toma iniciativa de achar a solução, ganhando dinheiro. Aborda o assunto de maneira a interferir na situação para transformá-la a seu gosto.
Alguns empreendedores quando ouvem reclamações ou queixas, descobrem oportunidades de atender de forma adequeda a expectativa de quem está descontente.
O Empreendedor é um realizador. E as grandes realizações humanas resultam da mobilização intensa da pessoa, de seu coração, mente e músculos. Essa mobilização costuma ocorrer em reação a situações desfavoráveis, ameaças ou desconfortos. É por isso que há muitos sem formação superior, mas com grande vigor para o trabalho, iniciativa, coragem e disposição para o esforço árduo. Por não possuir diploma que os credencie mais para os empregos convencionais, iniciam trabalhos por conta e muitas vezes se dão melhor que alunos com extraordinário desempenho acadêmico.
Inumeras empresas brasileiras, médias ou grandes, surgiram de atividades de fundo de quintal tocadas por imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses ou alemães que começaram como carpinteiros, mecânicos, pedreiros, agricultores e comerciantes. São pessoas que imigraram sozinhas ou com a família e precisavam encontrar um meio de sobreviver apesar de todas as adversidades. Para isso tiraram partido da força física, do conhecimento, da inteligência que tinham. Muitos tiveram sucesso e formaram industrias e grandes negócios. Para eles, valeu o sacrifício. Deixaram uma lição a ser aproveitada: só vai em frente quem precisa, tem garra, disposição para trabalhar e muita obstinação.
Fazer um negócio decolar exige mais do que trabalho e dinheiro. Consome tempo, esforço e dedicação. Entre ter uma ideia na cabeça e colocá-la em pratica, há longa distancia a ser percorrida. E trabalho árduo. Entre outras qualidades, precisa ter sendo de oportunidade, iniciativa e criatividade para enfrentar imprevistos e muita persistência e determinação.

Consulte  
Enio era um engenheiro que sempre desejou trabalhar com música, filmes e artigos correlatos, como pôsteres, livros, catálagos. Quero ressalvar que, embora o nome do Empreendedor em questão seja fictício o caso é verdadeiro. Depois de ser demitido, durante o processo de recolocação a que teve acesso por intermédio da empresa em que trabalhava, ele tomou a decisão de investir.
Apesar das dificuldades de implantação, a loja progrediu. Hoje, estabelecido no mercado, o ex-engenheiro vive cercado daquilo de que gosta e reúne um dos melhores acervos da cidade porque a paixão pelo assunto o torna um pesquisador obstinado.
Celestino era um diretor de banco que, paralelamente, dirigia também o grêmio e o clube da empresa. Tinha um interesse especial por musica, cultura regional, shows, eventos. Desestimulado pela rotina, desistiu do emprego para escrever, produzir e dirigir um programa de rádio e organizar eventos culturais e recreativos para outras empresas.
Se você investir numa revisão da sua história de vida e profissão, provavelmente encontrará algum dado, alguma sugestão, talento ou atividade que desenvolveu bem.
Tive um cliente especializado em administração que foi remanejado pela empresa para supervisionar o setor de manutenção, encarregado de todos os reparos e consertos. Começou a se familiarizar com técnicas de marcenaria e tomou tanto gosto pela coisa que adotou a fabricação de móveis em casa como hobby.
Demitido anos depois, contou-me o episódio enquanto fazíamos um inventário da sua carreira. Lembrou que a mulher e ele consideram agradável esse período de envolvimento com a marcenaria. Ele gostava de mexer com madeira, de ver os móveis prontos. Resultado: inspirado na experiencia prazerosa da década anterior, abriu uma fábrica de móveis e está muito bem.

Olhe a sua volta, leia | Pesquise
A forma mais funcional de identificar oportunidades de mercado é prestar atenção aos problemas dos outros, as dificuldades alheias são pistas valiosas de possibilidades de trabalho e ganho.
Pessoas e empresas tem problemas permanentemente. Se souber detecta-los e oferecer um serviço útil, estará criando as suas oportunidades.
Para descobrir essas chances, você deve olhar o mercado de um jeito diferente. Desvie os olhos das ofertas convencionais de emprego e procure oportunidades de trabalho. Faça uma brain-storming (tempestade cerebral), imagine negócios para um futuro próximo, dê asas a imaginação e tempere tudo isso com as suas habilidades.
As vezes, falamos de negócios sem perceber, em conversas informais. Um amigo dizia, certa vez, que detestava escolher roupas. A secretária indicou a ele uma colega que assessorva pessoas na composição do guarda-roupa, planejando a escolha de peças e acompanhando o cliente ou a esposa as compras.
Levar consigo um bloquinho de notas é uma dica útil para quem procura alternativas de mercado. Nele você poderá registrar observações, insights, pensamentos e boas ideias que provavelmente se perderiam com o tempo. É o que fazem muitos escritores, igualmente caçadores de pérolas.
Sair a campo para conhecer o planeta Mercado é uma boa maneira de pesquisar as especificações do seu negócio próprio.
Depois que você delimitar as suas áreas de interesse, visite quem já atua no ramo. Antes de apostar em qualquer atividade, vá ver como realmente o mercado se comporta.

O Empreendedor deve ter em mente que ele é o veículo que transportará a ideia, as provisões e os equipamentos para o seu novo local de trabalho. Em síntese é o foguete que transporta a ideia-força ao planeta Mercado e que consome um combustível especial, resultante da mistura de vários atributos e condições que devem existir nele próprio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário