segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vestígios da História do Brasil

Vila Lobos * Heitor - (1887) RJ * 1959 - Compositor erudito e regente, fundador da Academia brasileira de musica. 

Washington Luis Pereira de Sousa (1869 / RJ 1957 ) * Politico e historiador. Presidente da Republica de 1926 a 1930, quando foi deposto por uma junta militar. 

Max Weber * ( 1864 / Alemanha 1920) Sociologo e economista. Obras Economia e Sociedade, A Etica Protestante e o Espirito do Capitalismo. 

Distrito Federal - Conjunto urbano composto do Plano Piloto e de mais 18 regiões administrativas. Sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Santos * Elevado a vila em 1545 e a cidade em 1839. Porto mais bem aparelhado e movimentado do país. Industria: Alimenticia, de móveis e mineirais. Ponto forte Turismo. 

São Vicente - Em 1532 por Martim Afonso de Sousa. Inicio da expansão cafeeira na segunda metade do séc. XIX. Forte imigração: Portugueses, Italianos, Espanhóis, japoneses). 

São Paulo - Capital fundada em 1554 por iniciativa do Padre Manuel de Nóbrega, maior aglomeração urbana do Brasil, abriga a maior e mais diversificada parque Industrial da América Latina. 

Mais populosos: Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos. 

Rio de Janeiro - Ex. capital do país e capital do RJ desde 1975 - fundada em 1565 por Estácio de Sá, ilhas do governador e Paquetá são pontos de interesse turistico. As origens remontam expedições do sec. XVI - centro administrativo federal de 1763 a 1960. 
Maior produtor de petroleo do país (bacia de campos), usina nuclear Angra I - em Angra dos Reis. 

Recife - Desenvolveu sobre ilhas e alagadiços, a partir de porto do séc. XVII . Importante pólo industrial do NE, turismo, expressivo acervo de arte sacra barroca. 

Maranhão - Povoamento iniciado pelos franceses em 1612 com a fundação de São Luis, ocupação luso brasileira a partir de 1644. 

Paraná - Londrina/Maringá/Ponta Grossa/Foz do Iguaçu/Cascavel/São José dos Pinhais/Colombo/Guarapiranga/Paranaguá/Toledo/
Industria: Agroindustria, papel e celulose. 
Rio que separa SP e MS, este ultimo PR, banha o Paraguai e Argentina, e o segundo da América do Sul. 

Santa Catarina - Estado da região SC. (Florianópolis) indústria alimentícia, vestuário, calçados, têxtil, mecânica, turismo no litoraL. Há segunda metade do séc. XIX, intensificou se a imigração européia: alemã e em menor escala, italiana.


Mato Grosso - Varzea Grande, Rondonopolis/Carceres/Sinop/Tangara da Serra/Barra dos Garças. 

Mato Grosso do Sul - Mineiração extraçáo de minério de ferro e manganês no maciço de Urucum. 


Manaus - Porto na margem esquerda do Rio Negro, surgiu como arraial no sec. XVII. Tornou se cidade em 1848 o crescimento que acompanhou o ciclo da borracha foi retomado com a criação da Zona Franca em 1967, local do primeiro teatro brasileiro - o teatro Amazonas, inaugurado em 1896. 

João Pessoa - Situada na margem direita do rio Sanhauá, afluente do Paraíba, fundada em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves, e pouco depois com o de Filipéia ( em honra do rei Filipe II da Espanha - Filipe I de Portugal), a cidade foi tomada pelos holandeses em 1634 e passou a chamar se Frederikstadt. A denominação atual data de 1930 e é homenagem ao governador do Estado, assassinado em Recife. 

Ceará - Industria têxtil, calçados. Alimenticia metalurgica. O Ceará começou a ser ocupado em torno de 1610, com proposito de proteger a capitania contra os ataques de franceses, holandeses e ingleses. 


Salvador - Situado nas margens da baía de todos os Santos. Centro histórico e turistico (são notáveis o museu de arte Sacra, a Igreja do Bonfim, o Pelourinho). Fundada em 1549 por Tomé de Sousa, foi durante mais de 200 anos, sede do governo geral do Brasil. Conjunto arquitetônico e urbanistico tombado pelo Patrimônio Mundial em 1985. 
Bahia - Ponto forte Petróleo (Candeias, Polo Petroquímico de Camaçari, refinaria Landulfo Alves, em Mataripe) e gás natural no recôncavo e litoral norte. Sede administrativa da Colonia (1549 - 1763). 

Porto Seguro (BA) Agricultura - Cacau e Mandioca local onde a frota de Pedro A. Cabral fundou ao chegar ao Brasil. 

São Luis (MA) - fundada em 1612 pelos franceses, turismo crescente, o porto de Itaqui abriu as exportações dos minérios de Carajás para o mundo e deu novo impulso a exportação para o centro sul do país declarada patrimônio da humanidade pelo Conselho da Unesco.

Goiânia (GO) Cidade Planejada segundo traçado radiocêntrico e inaugurada em 1935, tem sua base econômica no setor terciário, apresenta alta taxa de crescimento demográfico, uma das maiores do País.


Brás Venceslau (1868 MG 1966). Vice presidente da Republica de 1910 a 1914 presidente (1914 - 1918), eleito como candidato de conciliação. 

Santos Dumont (1873, MG - 1932). Inventor do avião, após longa experiência de vôo em balões. Patrono da aeronáutica. Autor de Os meus balões, O que eu Vi: O que nós veremos.


Sabin Albert Bruce - (1906 - Polônia - 1993). Cientista naturalizado norte americano. Desenvolveu a vacina antipoliomelite - a vacina Sabin. 

Astúrias, Miguel Angel (1899, Guatemala 1974) Romancista e poeta. Obras: Lendas da Guatemala, O Senhor Presidente e etc. A Guatemala, oficialmente República da Guatemala (em castelhano: República de Guatemala), é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala, que também é seu maior e mais populoso centro urbano.
A Guatemala tem sua história marcada pela civilização maia, que habitou o território do país durante todo o período pós-clássico, até a conquista do Iucatã pelos espanhóis. Além da Guatemala, os maias viveram em Honduras, Belize, na parte sul do México e na parte oriental de El Salvador. Após sua independência da Espanha em 1821, a Guatemala tornou-se parte da Estados Unidos da América Central e, após a sua dissolução, enfrentou uma instabilidade política que caracterizou toda a região durante meados do século XIX. No início do século XX, a Guatemala se caracterizava por uma mistura de governos democráticos, bem como uma série de regimes ditatoriais, os quais eram frequentemente assistidos pelo United Fruit Company e o governo dos Estados Unidos. De 1960 a 1996, a Guatemala sofreu uma guerra civil travada entre o governo e militantes de esquerda. Após o ocorrido, o país experimentou um crescimento econômico e eleições democráticas.

Einstein (1879/Alemanha 1955) Fisico naturalizado norte americano. Autor de obras: Da teoria da relatividade.
Foi uma das grandes figuras da ciencia no séc. XX.


Goethe * (1749 - Alemanha - 1832) Romancista, Poeta e Dramaturgo.
Obra: Os sofrimentos do jovem Werther Fausto.


Pedro I (1798 Port - 1834) Primeiro Imperador do Brasil e 27 rei de Portugal, com o titulo de Pedro IV. Regente durante dois anos, até declarar o Brasil independente de Portugal em 7 de Setembro de 1822, enfrentou conflitos com antigos companheiros da luta pela independencia tendo abdicado, em favor do filho, em 7 de Abril de 1831.

Grito do Ipiranga - É o brado de Independência ou Morte. Com que o príncipe regente D. Pedro declarou a Independência politica do Brasil em 7 de Setembro de 1822, nas margens do riacho Ipiranga. 

Pedro II (1825, RJ - 1891). Segundo Imperador do Brasil, declarado de maior idade em 1840 aos 15 anos, quando assumiu a coroa, foi chefe de um governo operoso que incrementou o desenvolvimento industrial lutou pela extinção do tráfico negreiro e pelo fim da escravidão, com a proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889, foi banido, embarcando para a Europa, onde morreu. 

Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843 PB - 1905) Pintor e desenhista. Obras: Grito do Ipiranga, Batalha de Avaí

Princesa Isabel - (1846, RJ - 1921). Filha de D. Pedro II - como regente do Brasil assinou o decreto de abolição da escravatura em 13 de Maio de 1888. 

Maquiavel, Nicolau (1469, Itália 1527) Político Historiador e comediógrafo. Obras: O Príncipe.

Jesus Cristo (c.6 A.C, Judéia - C 30 D.C) Fundador do cristianismo, que o considera filho de Deus. Sua vida e mensagem religiosa estão contidas no Novo Testamento.

Proclamação da Republica - Instauração do regime republicano no Brasil, a 15 de Novembro de 1889, e que seguiu a rebelião militar chefiada por Deodoro da Fonseca. Ele o presidia decreta a extinção da monarquia e o banimento de D. Pedro II e família.

Estado Novo - Regime de exceção (de 1937 / 1945) implantado por Getúlio Vargas após o golpe do Estado de 1937, em que fechou o Congresso Nacional e caracterizou se pela repressão política, pela aceleração do desenvolvimento econômico e adoção de medidas de caráter social.


Em Julho de 2007, pelo centésimo aniversário da instituição, o Imperial College separou se oficialmente do University of London, sendo que já atribuia DICs desde 2003. É considerado um dos membros do Golden Triangle que configurão a Universidade de Cambridge e a de Oxford. 
O grupo Klabin - Industrias de papel e celulose - é controlado pelas familias Klabin e Lafer - que são judias.

Mandela - 1918 Africa do Sul. Ativista político que foi eleito presidente da Africa do Sul em 1994 preso durante 27 anos, foi libertado em 1990. 

Eça de Queirós, José Maria D (1845, Port-1900). A sua mais famosa obra, a de romancista, principia com o crime do Padre Amaro (1876), livro que introduziu em Portugal o realismo. 
O Primo Basílio, Os Maias, A Ilustre Casa de Ramires, A Cidade e as Serras etc.

Laguna. Ass- Anita Garibaldi Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, 30 de agosto de 1821 — Ravenna, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos".

Mao Tsé Tung (1893, China 1976). Político líder comunista e teórico do marxismo. Presidiu a República Popular da China. 

Dalí Salvador (1904, Espanha - 1989) Pintor surrealista. 

Chaplin (1889, Inglaterra 1977) Ator e cineasta. Criador do personagem Carlitos. 


Maomé - Fundador do Islamismo
unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciencia e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário